quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COMO SURGIU O CARNAVAL BAIANO?




Sensacional, depois de um dia de muita preguiça, dia de ontem quarta-feira 16/01/2013, acordei hoje com pouco entusiasmo, liguei a TV para assistir o programa ENCONTRO sem muita expectativa, porém, - pense em uma energia boa - o tema de hoje foi carnaval, como surgiu e o que é essa paixão que mexe com todo brasileiro. Antes de falar qualquer coisa quero dar os meus muitos parabéns ao trabalho de Fátima Bernardes pelo sucesso do seu programa, confesso que quando foi ao ar pela primeira vez não gostei muito, eu achei o programa meio "fraco", porém me reconsidero no dia de hoje após assistir todo o programa de hoje - até o comercial - para não perder nenhum momento, posso dizer que o programa de hoje foi simplesmente "FANTÁSTICO" foi "SUCESSO", quero também parabenizar a Rede Globo pois sem ela nada disso acontece, todos podem falar o que for da Globo, mas a verdade é que ninguém consegue deixar de assistir. 

Bom pessoal após essa breve introdução vou comentar um pouco sobre o carnaval: "O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval"".

Todavia voltando para o programa Encontro, vamos falar sobre o carnaval da Bahia, do contagioso carnaval baiano, "O Carnaval de Salvador, é uma festa popular de rua que é organizada anualmente, começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais - carnaval de rua contra carnaval em clubes privados - resultando em uma inversão da ordem social, tornando uma celebração utópica de igualdade em que a divisão social está temporariamente suspensa. O Carnaval de Salvador começa 6 dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Já foi considerado o maior do mundo pelo Guiness Book movimentando mais de 2.000,000 milhões de pessoas, porém, perdeu o título para o Rio de Janeiro. Os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande - Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Durante o evento, dezenas de cantores famosos desfilam nos trios elétricos, caminhões grandes, com luzes e som, acima do qual os artistas cantam e dançam".

Bem, o carnaval de Salvador começou mesmo em 1950 quando dois amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) queriam tomar uma "cachacinha", tiveram a grande ideia, Osmar dono de uma oficina pegou um Ford 1929 encheu de enfeites e adereços carnavalescos, e Dodô pegou uma bateria de automóvel e adaptou a fonte do carro para ligar os alto-falantes e ao final colocaram uma placa no veículo "Dupla elétrica", a dupla saiu no domingo de carnaval pelas ruas de Salvador e arrastou milhares de foliões. No ano seguinte, a dupla convidou um amigo para formar um trio, o "trio elétrico", pronto, a partir dai começou. Ano após ano era comemorado o carnaval da Bahia, veio o incentivo da prefeitura, veio o concurso dos trios elétricos que a cada ano se tornará mais concorrido, vieram as bandas, axé, pagode, forró - todos os ritmos são aceitos em Salvador - e veio a transformação, trios elétricos agora maiores, em caminhões, vieram os Abadas - camisas vendidas pelos blocos para o folião - para proporcionar uma renda para o carnaval, vieram os patrocinadores, os turistas do Brasil e do Mundo, vieram as Danças - que religiosamente a cada ano temos uma nova - desse jeito foi feito o carnaval que conhecemos, essa festa que é impossível não gostar, que atende a todos, a todos os ritmos, idades, classes sociais, cores e raças, todos se transformam em um para libertar toda energia de alegria e felicidade.

Bom pessoal é isso, até outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário