domingo, 27 de janeiro de 2013

XÔ!!!!! Desânimo.



 Bom pessoal olha eu aqui novamente. Estou meio desanimado, ando com uma preguiça muito grande, como falei anteriormente comecei esse blog para compartilhar com vocês algumas das minhas experiências do dia a dia e dos meus estudos o problema é que no meu dia a dia está ocorrendo tudo bem, mas nos meus estudos a coisa ta devagar, eu ainda não conseguir pegar o ritmo e confesso que estou perdido, uma coisa que não era para ficar, porque já passei por essa fase. Já está com uma semana que comecei meu curso preparatório e não estou conseguindo estudar em casa do jeito de que gostaria, eu quero todo dia revisar a mateira da aula, ler mais sobre o tema e fazer alguns exercícios, porém ultimamente eu só estou conseguindo ler um pouco sobre o tema, ta complicado, e ai, o que eu faço? Algum conselho? Alguma dica? É, ta ruim a coisa para mim, como diz o ditado, se conselho fosse bom não era dado e sim vendido.

Entretanto estou disposto a mudar essa situação, vou espantar essa preguiça maldita e fazer valer todo o esforço e sacrifício que meus pais colocaram em mim, essa é a pior parte, você sem querer decepciona quem gosta de você, vamos lá, "levanta sacode a poeira e dar a volta por cima" não vou deixar que a "preguiça" de as cartas do jogo, que ela dite a minha vida, eu sou protagonista de minha própria vida e se saio de sena ficará um vazio que outro não poderá preencher.

Então partindo dessa premissa faço saber aqui junto com os senhores que a partir de agora me comprometo com vocês de compartilhar meus estudos aqui neste blog, fazer valer o objetivo deste blog, que é sempre publicar assuntos, matérias que eu me deparo durante o dia. 

Vamos falar um pouco sobre  Direito do Consumidor, hoje eu li um artigo bem resumido e esclarecedor sobre Garantia legal e Contratual, " as garantias dos consumidores" e achei muito bacana.

Poucos sabem e muitos têm dúvidas sobre como se dá, como proceder e como contar o prazo de garantia quando um consumidor adquiriu um produto. A garantia se dá se duas formas a Contratual e a Legal, A contratual é aquela em que complementa a legal aquela que o consumidor acorda com o fornecedor e é comprovada com o "termo de garantia" que geralmente vem junto com o produto adquirido no momento da compra, ela pode ser de quanto tempo as partes o acharem convenientes ou quanto tempo o fornecedor achar que deve dar, em suma é um prazo que fica a critério das partes, fornecedor e consumidor. Já a garantia Legal é um pouco diferente, essa é também um prazo conseguido para uma possível troca do produto, porem não fica a critério do fornecedor, esse prazo está regulado em lei ordinária nº 8078/90, no Código de defesa do Consumidor em seus artigos 12 ao 25 do CDC.

A garantia legal é determinada por lei para proteger o consumidor de qualquer ato de abuso do fornecedor, fabricante, produtor, construtor e importador. No CDC está de modo claro quais são as responsabilidades que o fornecedor tem quando o produto apresentar um defeito e/ou vício no produto, entretanto têm que atentar qual a diferença entre o defeito e o vício para que possamos entender de modo claro como proceder em caso de problema.

O defeito no produto é aquele que de alguma forma gera algum dando ao consumidor, entendemos como defeito por exemplo quando um ventilador é ligado e sua hélice se solta do motor causando algum dano físico ao consumidor, podendo esse consumidor além de pleitear novo produto ao seu fornecedor pleitear também um pedido de perdas e danos pelo mau sofrido. No CDC em seu artigo 12 caput, trata da responsabilidade pelo fato do produto e do serviço:

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.  

O vício é um pouco diferente, quando falamos que um produto contém vício é porque aquele produto possui algum problema, porém esse problema não vai causar mal algum ao consumidor, apenas o próprio produto ou serviço. O vício se divide em duas partes o vício aparente e o vício oculto, o aparente é o vício que é visível a olho nu que qualquer consumidor pode identificar, já o vício oculto é aquele que só vai ser identificar quando o produto for usado, de modo imediato ou com o constante uso, importante saber que o vício não se dá devido ao desgaste natural no uso do produto, o vício é algo que o produto deveria conter e não contém., esta responsabilidade está prevista no CDC em seu artigo 18.

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

A lei também prever o prazo para a troca do produto, quando um produto é acometido de vício ou defeito tem um prazo de 30 dias para troca de produtos duráveis ou 90 dias para produtos não duráveis, e quando o vício for oculto esse prazo passa a correr da descoberta do vício no produto.  

Não sendo o vício sanado no prazo de 30 dias pode o consumidor alternativamente exigir a sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Importante que o consumidor nesse primeiro momento procure seu fornecedor/vendedor para solucionar o caso, explique para ele que você tem esses direitos elencados no CDC e resolva administrativamente, sempre é recomendado uma solução pacífica antes de se pensar em um litígio.

Portanto quando falamos em garantia temos que entender que essa é uma proteção que a lei dar ao consumidor contra possíveis abusos de fornecedores, porém, apesar das inúmeros benefícios que o CDC nos traz para troca de produto avariado, nada pode sobrepor ao bom senso, temos que ter bastante atenção quando formos adquirir alguma coisa, temos que pedir para testar na loja (eletrônico), para provar (roupa), saber quais as reais condições do produto, pois a dor de cabeça depois, não vai pagar uma possível indenização que você poderá ganhar em um futuro não tão próximo, deve-se saber também que quando um produto está sendo oferecido com o preço mais baixo que o normal devido a um possível vício e o consumidor está adquirindo este produto sabendo de sua condição não é possível falar em garantia de troca ou reembolso.
 
 

domingo, 20 de janeiro de 2013

Português do dia a dia.

Bem pessoal hoje o dia é de inspiração, acabo de fazer um poster sobre o príncipe de Maquiavel, livro que terminei de ler nesse domingão e acabo de ter uma grande ideia, pelo menos eu acho uma grande ideia, hehehe, a partir de hoje o blog Reflexão Diária vai ter uma postagem sobre língua portuguesa, isso mesmo, língua portuguesa, essa matéria tão importante para nós brasileiros e que muitos não dão a menor importância ou se quer acham que precisam aprender mais do que já sabem. Vou tentar expor aqui no blog alguns significados de palavras, colocações de acentuação entre outras coisas, e meu critério para selecionar o que vou postar vai ser meu uso no dia a dia, de acordo com minha dificuldade na escrita vou pesquisar e passar para vocês aqui deste blog a forma correta da língua e linguagem portuguesa para que compartilhem e aprendam junto comigo.

Vamos ao primeiro poster? Muito engraçado de como se deu esse primeiro tema, estava eu e uma amiga andando pela praia na semana passada quando passamos por alguns condomínios de prédios altos, de classe média, e ficamos olhando para o alto dos prédios querendo saber qual tinha ou não "HELIPONTO", meio estranho né? Mas isso aconteceu do jeito que trago para vocês, ficamos por alguns minutos querendo saber se aquele ponto de helicóptero em cima dos prédios se chama "HELIPONTO OU HELIPORTO", acredito que como eu e minha amiga tivemos essa dúvida muitos de vocês já se pegaram pensando qual o termo certo para o pouso do helicóptero nos prédios.

Em consulta a alguns dicionários obtive a resposta: 

HELIPONTO OU HELIPORTO

 [De heli(cóptero) + ponto.]
S. m.  Aer.
1. Porção de solo ou água, ou estrutura artificial, us. para pousos e decolagens de helicópteros.

(ô). [De heli(cóptero) + porto.]
S. m. Aer.
1. Heliponto (q. v.) público, dotado de instalações para pouso e decolagem de helicópteros, embarque e desembarque de passageiros e/ou de carga.  

HELIPONTO: Uma área homologada e demarcada para pouso de helicópteros.

HELIPORTO: Idem, mas com estrutura de apoio aos passageiros e a aeronave (venda de combustível, bombeiros, salas de embarque, etc.)

 As duas palavras existem, porém com significados diferentes, parecidos todavia diferentes, Heliponto é a forma correta para pouso e decolagem de helicópteros com passageiros, enquanto Heliporto tem a estrutura de embarque, desembarque, manutenção, reabastecimento de helicópteros

É isso, eu acho que deu para passar a forma e o significado correto das duas palavras, espero que você leitor não fique mais com dúvida quando se deparar com essa situação. 

Fonte: Dicionário Aulete
           http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071017100349AAuHl7K
           http://eaeducacao.blogspot.com.br/2008/11/heliponto-ou-heliporto.html

Maquiavel, o príncipe.



Olá pessoal, olha ai aqui de novo, estou eu no final das "minhas férias", prestes a voltar à labuta, aos estudos para o X Exame de Ordem - não passei no IX Exame - pois vamos lá, eu estava aqui em casa tranquilo assistindo uma entrevista na TV justiça quando ouvir comentar algumas obras clássicas que o estudante de Direito não pode deixar de ler durante o curso - confesso que não li muita literatura jurídica nesses 5 anos - dentre elas estava O Príncipe de Maquiavel, o engraçado é que esse livro parece jogo de futebol - com a permissão do comparativo - pois todo mundo tem algo a falar sobre o livro, até quem nunca se deu o trabalho de lê-lo, então eu comecei a ler O Príncipe de Maquiavel - pense em uma leitura difícil - demorei três semanas com esse livro e confesso que não consegui absorver tudo o que ele traz.

Eu vou tentar passar aqui um pouco do que entendi sobre o livro. O livro trata de política, é constituído como se fosse um manual direcionado para algum governante trazendo ensinamentos de como é possível construir e manter um Estado firme, forte e independente. É necessário se fazer entender também que o autor, Maquiavel, acredita que tudo é possível fazer para conservar um "Estado de Paz" e que esse Estado só é soberano perante os demais quando governado por um principado.

O livro é composto por 26 capítulos e em cada capítulo o autor traz dizeres, exemplos de como um príncipe deve se comportar nas mais diversas ocasiões, desde batalhas travadas à conquista de territórios a comportamento que o príncipe deve ter perante seus súditos e aos demais príncipes. Nos capítulos de 1 ao 14 descreve as formas de poder e dos principais tipos de governos: fala sobre monarquia e república; no cap. 15, Maquiavel fala de como um príncipe deve se comportar ante seus súditos e amigos, explicando que para manter-se adorado é necessário que o líder saiba utilizar os vícios e das virtudes necessárias, fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem-estar.

No capítulo 16 é explicado ao príncipe como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o povo à pobreza, cobrando muitos impostos para manter-se rico. O autor diz que o melhor é ser visto como miserável, pois com este julgamento ele poderá ser generoso quando bem entender, e o povo irá se acostumar com isso. Os príncipes que vão junto ao exército atacar e saquear outras cidades devem ser generosos com seus soldados, para que esses continuem sendo fiéis e motivados.  

No capítulo 17, defende que é melhor um príncipe ser temido do que amado, mostrando que as amizades feitas quando se está bem, nada dura quando se faz necessário, sendo que o temor de uma punição faz os homens pensarem duas vezes antes de trair seus líderes.  O líder deve ser cruel quanto as penas com as pessoas, mas nunca no caráter material "as pessoas esquecem mais facilmente a morte do pai, do que a perda da herança".

No capítulo 18, Maquiavel argumenta que o governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário, a um príncipe, possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que às vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar-se de acordo com o tempo e a necessidade.

No capítulo 19, o autor defende que o príncipe faça coisas para não ser odiado, como não confiscar propriedades, não demonstrar avidez ou desinteresse. Do capítulo 20 ao 23, explica como o líder deve controlar e o que deve fazer para manter seu povo feliz, mantendo distância dos bajuladores, e controlando seus secretários. No capítulo 24 explica porque os príncipes italianos perderam seus Estados e como fazer para que isso não aconteça. Quando se é atacado, deve-se estar preparado para defender e nunca se deve "cair apenas por acreditar encontrar quem te levante" já que isso só irá acontecer se os invasores forem falhos. Nos últimos capítulos explica como tomar a Itália e como se manter na linha entre a fortuna e Deus dizendo que os líderes devem adaptar-se ao tempo em que vivem, para manter-se no poder por mais tempo.

Ademais o livro é em suma, uma dedicatória ao "magnífico Lourenço de Médici", oferecendo-lhe o livro e as faculdades de sabedoria que, a Maquiavel, venho a conhecer em anos e com incômodos perigos. O livro traz ensinamentos para governar um Estado da melhor e da mais duradoura maneira possível.

É isso pessoal, eu acho que consegui trazer um pouco sobre o que o livro quer nos mostrar, quem tiver um tempo livre eu aconselho que o leia, confesso que não é uma leitura agradável, achei um pouco rebuscada, porém sua filosofia é muito usual nos dias de hoje, vale a pena dedicar uma parte do seu tempo ao livro, a final um pouco mais de leitura nunca fez mal a ninguém.  

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pr%C3%ADncipe

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COMO SURGIU O CARNAVAL BAIANO?




Sensacional, depois de um dia de muita preguiça, dia de ontem quarta-feira 16/01/2013, acordei hoje com pouco entusiasmo, liguei a TV para assistir o programa ENCONTRO sem muita expectativa, porém, - pense em uma energia boa - o tema de hoje foi carnaval, como surgiu e o que é essa paixão que mexe com todo brasileiro. Antes de falar qualquer coisa quero dar os meus muitos parabéns ao trabalho de Fátima Bernardes pelo sucesso do seu programa, confesso que quando foi ao ar pela primeira vez não gostei muito, eu achei o programa meio "fraco", porém me reconsidero no dia de hoje após assistir todo o programa de hoje - até o comercial - para não perder nenhum momento, posso dizer que o programa de hoje foi simplesmente "FANTÁSTICO" foi "SUCESSO", quero também parabenizar a Rede Globo pois sem ela nada disso acontece, todos podem falar o que for da Globo, mas a verdade é que ninguém consegue deixar de assistir. 

Bom pessoal após essa breve introdução vou comentar um pouco sobre o carnaval: "O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval"".

Todavia voltando para o programa Encontro, vamos falar sobre o carnaval da Bahia, do contagioso carnaval baiano, "O Carnaval de Salvador, é uma festa popular de rua que é organizada anualmente, começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais - carnaval de rua contra carnaval em clubes privados - resultando em uma inversão da ordem social, tornando uma celebração utópica de igualdade em que a divisão social está temporariamente suspensa. O Carnaval de Salvador começa 6 dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Já foi considerado o maior do mundo pelo Guiness Book movimentando mais de 2.000,000 milhões de pessoas, porém, perdeu o título para o Rio de Janeiro. Os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande - Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Durante o evento, dezenas de cantores famosos desfilam nos trios elétricos, caminhões grandes, com luzes e som, acima do qual os artistas cantam e dançam".

Bem, o carnaval de Salvador começou mesmo em 1950 quando dois amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) queriam tomar uma "cachacinha", tiveram a grande ideia, Osmar dono de uma oficina pegou um Ford 1929 encheu de enfeites e adereços carnavalescos, e Dodô pegou uma bateria de automóvel e adaptou a fonte do carro para ligar os alto-falantes e ao final colocaram uma placa no veículo "Dupla elétrica", a dupla saiu no domingo de carnaval pelas ruas de Salvador e arrastou milhares de foliões. No ano seguinte, a dupla convidou um amigo para formar um trio, o "trio elétrico", pronto, a partir dai começou. Ano após ano era comemorado o carnaval da Bahia, veio o incentivo da prefeitura, veio o concurso dos trios elétricos que a cada ano se tornará mais concorrido, vieram as bandas, axé, pagode, forró - todos os ritmos são aceitos em Salvador - e veio a transformação, trios elétricos agora maiores, em caminhões, vieram os Abadas - camisas vendidas pelos blocos para o folião - para proporcionar uma renda para o carnaval, vieram os patrocinadores, os turistas do Brasil e do Mundo, vieram as Danças - que religiosamente a cada ano temos uma nova - desse jeito foi feito o carnaval que conhecemos, essa festa que é impossível não gostar, que atende a todos, a todos os ritmos, idades, classes sociais, cores e raças, todos se transformam em um para libertar toda energia de alegria e felicidade.

Bom pessoal é isso, até outro dia.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

OAB Divulga Resultado Final do IX Exame de Ordem.

OAB divulga nesta terça-feira, dia 15/01/2012 resultado final do IX exame de ordem, é pessoal infelizmente não foi dessa vez que passei para a próxima fase, para me tornar um advogado, como já relatei, aqui, estou me formando e prestei esse exame, porém não consegui obter aprovação nessa primeira etapa.

Entretanto que estiver na espectativa querendo saber se passou nesse IX exame segue o link http://www.oab.org.br/noticia/25033/ix-exame-oab-registra-16-67-de-aprovacao-na-prova-objetiva da OAB-Federal, la podemos encontrar todas as informações sobre esse exame. Eu estava lendo alguns sites que tratam sobre o exame de ordem e cheguei a uma conclusão que esse exame foi o mais difícil das nove edições que já ocorreu, segundo o site da OAB-federal apenas 16%, aproximadamente dentre os presentes, passaram nessa primeira fase. O que estaria acontecendo? A OAB está apertando o cerco ou os estudantes de direito recém saídos da Universidade estão mal preparados? 

Tenho a certeza que o problema se encontra nas universidades privadas, pois, para obter mais e mais alunos, gerando cada vez mais renda, esquecem de aprimorar seus métodos, metodologia e procedimentos de ensino e pesquisa. Eu mesmo tenho essa experiência, passei 5 anos dentro de uma Universidade e só soube o que era fazer pesquisa e publicar trabalhos no meu último ano de faculdade, um absurdo, porém não tenho muito o que me queixar, cursei meu curso em uma universidade "boa" e aproveitei bastante esse período de nossas vidas, tenho a plena convicção que agora é sentar a na cadeira e se dedicar de verdade ao seu objetivo, ler, ler e ler.

Quase ia esquecendo, como o resultado é final saíram também as questões que foram anuladas segundo fonte do site da OAB-federal "Após a análise da prova objetiva, a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Fundação Getulio Vargas decidiram anular três questões: as de números 3, 26 e 27 do caderno de prova do tipo 1 e suas correspondentes nos cadernos tipo 2, 3 e 4. Com isso, foi atribuída a respectiva pontuação a todos os examinandos". Espero que você, que esteja lendo esse postem tenha passado, e tenha meus parabéns, senão, não fique para baixo ou desanime, pense que essa é apenas a primeira barreira que está por vir, e é a mais fácil, pode ter certeza.


Abraços.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Final de Semana.



     

       Olá pessoal olha eu aqui novamente. Nesse final de semana eu fui ao cinema assistir o filme que está candidato à disputa do Oscar, fui assistir As Aventuras de Pi, opinião própria eu achei o filme razoável, detalhe a ser percebido que essa opinião é particular de um leigo em cinema.
       
      As Aventuras de Pi ou life of Pi foi lançado agora em Dezembro de 2012 nos EUA, pelo diretor e produtor Ang Lee, trata da história de um menino indiano que na adolescência tem que se mudar para o Canadá devido aos maus negócios dos pais, um Zoológico na índia que não está dando lucros e sem incentivos da prefeitura, devido a este momento ruim decidem embarcar para o Canadá com os animais do zoológico para vende-los fora da índia na intenção de obter um lucro maior com a venda, ocorre que durante a viagem a embarcação japonesa em que estavam acaba por afundar tendo como sobrevivente apenas o menino Pi Patel (protagonizado pelo ator Suraj Sharma), que é obrigado a dividir um pequeno bote salva vidas com uma zebra, uma hiena, um orangotango, e um tigre de bengala chamado Richard Parker, esse ultimo se torna seu companheiro em toda jornada de aventuras no meio do oceano pacífico, sem dúvida trata-se de um drama-aventura muito bom como pedida para o final de semana.

Abraço a todos.